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Excelência

LIVROS E APOSTILAS
APOSTILA SEDUC MT 2017 – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA: COMUM A TODOS OS PROFESSORES – NÍVEL SUPERIOR - R$ 95,00 - EDITORA SOLUÇÃO
APOSTILA COMUM
R$ 95,00
APOSTILA IMPRESSA
660 páginas

Conteúdo programático:

CONHECIMENTOS BÁSICOS
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e intelecção de textos; 2. Tipologia textual; 3. Figuras de linguagem; 4. Ortografia; 5. Acentuação gráfica; 6. Emprego do sinal indicativo de crase; 7. Formação, classe e emprego de palavras; 8. Sintaxe da oração e do período; 9. Pontuação; 10. Concordância nominal e verbal; 11. Colocação pronominal; 12. Regência nominal e verbal; 13. Equivalência e transformação de estruturas; 14. Relações de sinonímia e antonímia. 15. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões.

Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). 2. Raciocínio lógico-matemático:proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

CONHECIMENTOS GERAIS
Noções Básicas de Ética e Filosofia:
1. Fundamentos da Filosofia. 2. Filosofia moral: Ética ou filosofia moral. 3. Consciência crítica e filosofia. 4. A relação entre os valores éticos ou morais e a cultura. 5. Juízos de fato ou de realidade e juízos de valor. 6. Ética e cidadania. 7. Racionalismo ético. 8. Ética e liberdade.

História e Geografia do Estado de Mato Grosso:
História de Mato Grosso - PERÍODO COLONIAL. 1. Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro; 2. A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial; 3. A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a criação da Capitania de Mato Grosso; 4. A escravidão negra em Mato Grosso. PERÍODO IMPERIAL. 1. A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província; 2. A Rusga; 3. Os quilombos em Mato Grosso; 4. Os Presidentes de Província e suas realizações; 5. A Guerra da Tríplice Aliança contrao Paraguai e a participação de Mato Grosso; 6. A economia mato-grossense após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai; 7. O fim do Império em Mato Grosso. PERÍODO REPUBLICANO. 1.O coronelismo em Mato Grosso; 2. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado; 3.Relações de trabalho em Mato Grosso na Primeira República; 4. Mato Grosso durante a Era Vargas: política e economia; 5. Política fundiária e as tensões sociais no campo; 6. Os governadores estaduais e suas realizações; 7. Tópicos relevantes e atuais de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, ecologia e suas vinculações históricas.

Geografia de Mato Grosso - 1. Mato Grosso ea região Centro-Oeste, 2. Geopolítica de Mato Grosso, 3. Ocupação do território, 4. Aspectos físicos e domínios naturais do espaço mato-grossense, 5. Aspectos político-administrativos, 6. Aspectos socioeconômicos de Mato Grosso, 7. Formação étnica, 8. Programas governamentais e fronteira agrícola mato-grossense, 9. A economia do Estado no contexto nacional, 10. A urbanização do Estado.

Noções Básicas de Informática:
1. Conceito de Internet e Intranet. 2. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correioeletrônico, de grupo de discussão, de busca e pesquisa. 3. Procedimentos, aplicativos, dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). 4. Principais aplicativos para edição de textos, planilhas eletrônicas, geração de material escrito, audiovisual e outros.5. Pacote Microsoft Office.

Políticas Públicas da Educação (apenas para a Prova Discursiva):
1. Políticas públicas no contexto de uma sociedade. 1.1 Políticas públicas no contexto educacional. 2. Papel da escola como formadora de valores e da ética social. 3. As políticas para o currículo nacional. 6. Políticas educacionais como políticas públicas de natureza social. 7. Reformas neoliberais para a educação. 7.1 Implicações das políticas públicas para a organização do trabalho escolar. 8.A História da educação no Brasil: fundamentos históricos. 9.Educação, história e cultura afro-brasileira.10.Educação no mundo contemporâneo: desafios, compromissos e tendências da sociedade, do conhecimento e as exigências de um novo perfil de cidadão. 11.A escola e a pluralidade cultural. 12.Currículo: elaboração e prática. 13.O desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola. Educação inclusiva: fundamentos legais, conceito e princípios, adaptações curriculares,a escola inclusiva e o papel do professor. 14. Princípios e práticas de gestão escolar. 15 O processo didático pedagógico de ensinar e aprender: concepções e teorias da aprendizagem. 16.As fases do desenvolvimento cognitivo e a organização dos processos de ensino e aprendizagem. 17.Organização curricular: escola organizada por ciclos de formação humana. 18.Organização curricular por áreas de conhecimento. 19.Metodologia do trabalho pedagógico através de projetos temáticos. 20. Planejamento de ensino: concepção e procedimento relativos às etapas do planejamento. 21.As competências dos conselhos de classe e deliberativo da escola. 22.O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar. 23.Avaliação da aprendizagem: concepção e funções. 24.A importância dos resultados da avaliação institucional e da avaliação do desempenho escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino. 25.O papel do professor na integração escola-família.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Legislação Básica:
1. Constituição Federal de 1988. 1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente -Lei nº 8.069 de 1990. 1.2 LDBEN -Lei nº 9.394 de 1990. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 3. Plano Nacional de Educação. 4. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 6 Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 7. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.8.L.C.50/98 e 206/98. 9. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 10.Lei Complementar n.º 112/2002 (Código de ética). 11.Lei Complementar n.º 04/90 (Estatuto do Servidor Público Estadual). 12. Resolução 262/2002 –Organização da Escola em Ciclos, 13. Lei 7.040/99 Gestão Democrática –MT, Plano Estadual de Educação Lei 10111 de 06 de junho de 2014. Resoluçãonº 150/1999 –CEE/MT; 14.Resolução n° 257/06–CEE/MT; 15.Resolução nº 630/08.

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Pedidos: WhatsApp (65) 9 8459-5547 (65) 3623-5266
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