topo_cima.jpg
menulat.gif

Untitled Document
Excelência

CONCURSOS PREVISTOS
Concurso MPU: comissão trabalha na escolha da organizadora! Veja! 12/06/2018
Concurso MPU será publicado em breve!

O Ministério Público da União (Concurso MPU) segue confiante com os tramites para realização de seu próximo concurso público. De acordo com a assessoria do órgão, o processo para escolha da organizadora já foi iniciado e encontra-se atualmente no setor de licitações do órgão.

No entanto, os avanços para definição da organizadora só poderão acontecer quando o secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho, receber a verba para realização do concurso.

Ministério Público da União busca novas formas de custeio para concurso

De acordo com o secretário-geral, Alexandre Sarmanho, a nova alternativa foi buscar junto aos quatro ramos do MPU o valor necessário para realização do concurso. De acordo com a proposta, o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) concederiam uma quantia para contribuir para que o concurso fosse retirado do papel.

Agora, o MPU aguarda o retorno da solicitação para saber se possui ou não o orçamento para que o concurso aconteça ainda este ano.

A carência de pessoal é grave no Ministério Público da União, atualmente são 1.795 cargos vagos em seus quatro ramos. O MPU já sente os impactos de servidores em posições essenciais, como o cargo de Técnico Administrativo. Por isso, são grandes os esforços realizados internamente para realização do concurso.

Uso de inscrições para pagamento dos custos foi vetado pelo TCU

O Ministério Público tentou viabilizar seu próximo concurso público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), utilizando as taxas de inscrição para pagamento dos custos relativos à organização do concurso. No entanto, o Tribunal se posicionou contra essa medida.

Em declaração ao portal Folha Dirigida, a Assessoria do TCU informou que: “As receitas decorrentes da arrecadação de taxa de inscrição em concurso público promovido por órgão estatal, e também as despesas necessárias à sua concretização, devem ser integralmente registradas no Orçamento da União”.
No entanto, o Ministério Público da União segue buscando soluções. Haja vista o grave déficit de pessoal que está prejudicando o funcionamento do órgão.

Concurso MPU: carência por órgão
Ministério Público Federal: 1.637 cargos vagos
Ministério Público do Trabalho: 105 cargos vagos
Ministério Público Militar: 15 cargos vagos
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios: 38 cargos vagos
Concurso MPU: expectativa de concurso ainda em 2018!

Conforme declarações do secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho, e confirmadas pelo setor de concursos ao Gran Cursos Online Blog, a Administração está ciente da necessidade de recompor o quadro de servidores.

A expectativa teria sido passada por Camanho, em reunião com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU). O diretor do SindMPU, Darci Rodrigues, que esteve na reunião, deu detalhes do encontro. “O orçamento está dificultando a contratação de pessoal, no entanto, a previsão que nos foi passada é que o edital do concurso seja publicado em meados de outubro”, informou o sindicalista sobre o concurso MPU.

A Administração está levantando os custos para estudar a viabilidade de realizar o certame e consultando o Tribunal de Contas da União a respeito do Acórdão 831/2013 – Plenário, que impacta a organização de concursos.
“Nesse contexto, informou que há a perspectiva de realizar concurso para as vagas que não impactarão o orçamento, conforme declaração de Camanho”, afirma a nota.
“Temos a perspectiva de, até o fim do ano, fazer um concurso para analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança para as vagas que não impactarão nosso orçamento, bem como para formar um cadastro reserva”, confirmou Camanho.
Ainda de acordo com a assessoria, chegou-se a cogitar uma reunião no dia 20/03 para deliberar sobre o concurso MPU, porém, foi esclarecido que trata-se de encontro anual do Subcomitê de Gestão Administrativa.
“Nesse, são discutidos os mais diversos temas afetos à administração das unidades do MPU. Desse modo, não há que se falar em reunião específica para tratar da viabilidade de realização de concurso para servidores no ano corrente. Esclarecemos que o tema “Informações sobre Concursos Públicos” guardou relação com alinhamentos de gestão administrativa do Ministério Público da União tratados na citada reunião. Assim, até o presente momento, não há decisão da Administração quanto à realização de novo concurso do MPU” diz a nota enviado ao Gran Cursos Online Blog.

Concurso MPU: Comissão formada permanece inalterada

Por fim, foi informado que, até o presente momento, não houve publicação de ato que altere ou destitua a Comissão formada por meio da Portaria nº 22, publicada no DOU de 08/03/2017, que dá início aos preparativos para o concurso, ou seja, ainda trabalha-se para que o concurso MPU ocorra.

Sem nomeações desde agosto de 2017
O último certame para as duas principais carreiras do MPU, Técnico do MPU – Área de Atividade: Apoio Técnico-Administrativo – Especialidade: Administração e Analista do MPU – Área de Atividade: Apoio Jurídico – Especialidade: Direito, venceu no início em agosto de 2017.

Mais detalhes na fonte, link abaixo:
Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-agu-2018/




« Visualizar todos os concursos_previstos.
 
Avenida General Melo n 590 Bairro Dom Aquino
Cuiabá - MT CEP: 78015-300
Tel: (0xx65) 3623-5266
Rua Antônio Maria Coelho, nº 1471 Bairro: Centro
Campo Grande – MS CEP 79002-221
Tel/ Fax.: (067) 3384-6808
 
rodape.gif
Copyright © 2006 CASA DOS CONCURSOS, Editora. Todos os Direitos Reservados.